Como escolher o melhor sistema de controle de estoque

Um dos grandes desafios de todo empreendedor é saber a quantas anda o seu estoque. Se for um fabricante, precisa ficar atento à matéria prima pra alimentar as linhas de produção; se for varejista, é melhor ficar de olho pra não vender aquilo que não tem no estoque junto com uma promessa de entrega imediata.

Só que o estoque é bem mais do que isso: faz parte do patrimônio da empresa e precisa ser encarado também como um custo pra manter o negócio girando. Por essas e outras é que fazer o controle de estoque é fundamental, seja qual for o seu ramo de negócio.

Para lhe ajudar na decisão de como escolher o melhor sistema de controle de estoque para a sua empresa, separamos algumas dicas simples e práticas. Confira:

estoque

O que é e para que serve o controle de estoque

Controle de estoque é um procedimento que as empresas usam para registrar, fiscalizar e gerenciar a entrada e saída de matérias-primas e mercadorias. Ou seja, é um controle de tudo o que entra e sai da empresa.

Apesar de ser um processo que demanda tempo e atenção, fazer o controle de estoque é essencial para a gestão do negócio, pois ajuda a:

  • Melhorar e controlar o investimento da empresa com o estoque;
  • Criar um controle de estimativas de vendas;
  • Criar estimativas para os próximos pedidos aos fornecedores;
  • Analisar os custos dos processos de produção;
  • Descobrir as matérias-primas mais utilizadas e as mercadorias que mais vendem;
  • Descobrir os produtos ou matérias-primas que vendem menos ou são pouco utilizados;
  • Gerenciar melhor todo o processo de compra;

O controle de estoque pode ser feito de maneiras diferentes, desde a anotações em cadernos, em planilhas ou através de um sistema de gestão empresarial.

controle-estoque

Como escolher o melhor sistema de controle de estoque

Encontrar o melhor programa de controle de estoque não é uma tarefa tão simples quanto parece, já que é preciso analisar as necessidades do seu negócio para não errar nessa importante escolha. Por isso, ao procurar um sistema de controle de estoque, verifique os seguintes itens:

  • Procure por um software de gestão empresarial que esteja dentro do orçamento da sua empresa;
  • Verifique se existem módulos específicos ou personalizáveis para o seu ramo de negócio;
  • Veja se o software de gestão oferece as funcionalidades que você precisa ou que sejam facilmente adaptáveis a estrutura da sua empresa;
  • Confira se o sistema de controle de estoque roda perfeitamente nos computadores da sua empresa e se ele é de tal forma simples de operar que os funcionários não terão problemas em usá-lo;
  • Verifique se a empresa fornecedora do software de gestão conta com uma equipe de suporte atenciosa e pronta para lhe atender em caso de duvidas ou manutenções.

Enfim, use um sistema de controle de estoque que deixe você à vontade e que facilite a rotina diária do seu negócio.

Aprofunde seus conhecimentos lendo estes outros artigos também:

Outras dicas para fazer o controle de estoque

Vale a pena lembrar que mesmo utilizando um sistema de controle de estoque é preciso que os dados lançados sejam verídicos.

É importante fazer um inventário de estoque regularmente, o que significa checar pessoalmente se todos os dados do sistema batem com o estoque físico. Este tipo de erro acontecerá quando houverem falhas no fornecimento de dados, como esquecimento de lançar entradas e saídas ou, no caso de desvios e furtos.

[porto_block name=”baixar-e-book-gestao-de-estoque”]

Agora que você descobriu em detalhes a importância do controle de estoque e como escolher o melhor sistema de controle, conte pra gente como anda este processo na sua gestão. Comente!

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]