Como otimizar o fluxo de vendas da sua empresa

Como você se sente quando alguém pergunta sobre sua previsão de despesas, margem de lucro ou sobre qual é o ponto de equilíbrio financeiro do seu negocio? Todos estes dados fazem parte dos índices de desempenho da sua empresa e o fluxo de vendas é um deles. Saiba como otimizar este processo, vender mais e manter as contas da sua empresa no azul.

A importância de analisar o desempenho do fluxo de vendas

Se você já assistiu a algum episódio da série “O Sócio” deve ter ouvido uma frase de Marcus Lemonis quando ele diz: ‘se você não conhece seus números, não conhece sua empresa’. Uma boa gestão empresarial passa pela otimização de processos e análise de resultados.

Quando você não tem em mãos, por exemplo, uma estimativa do seu fluxo de caixa baseada nos períodos anteriores, não consegue descobrir o que está dando certo e o que precisa melhorar. Sem conhecer o passado, fica difícil planejar o futuro.

Independentemente do ramo em que sua empresa atua ou do porte do seu negocio, uma coisa é certa: otimizar o fluxo de vendas é que vai fazer a empresa continuar se mantendo e ainda marcar uma presença positiva em um mercado cada vez mais competitivo.

Além de otimizar as vendas, analisar os índices de desempenho é fundamental para para que você conheça o ritmo de crescimento da sua empresa, quanto ela vai valer daqui a algum tempo e quantos clientes você poderá ter num futuro próximo.

Se você ainda não tem controle sobre todos estes dados, é hora de começar a se organizar. Agora, se você já utiliza um software de gestão empresarial (ERP), aproveite a oportunidade de gerar todos os relatórios que forem necessários, de maneira automática, para começar a analisar o desempenho do seu negócio.

Você pode saber mais sobre os sistemas de gestão empresarial neste artigo: Como um software de gestão pode fazer a diferença no controle financeiro da sua empresa.

fluxo-vendas

Conheça algumas técnicas de gestão comercial que vão ajudar você a otimizar seu fluxo de vendas:

1. Identifique os hábitos de consumo do seu cliente

O primeiro passo para otimizar o fluxo de vendas é conhecer o seu cliente. Pegue os dados das ultimas vendas e analise itens como:

  • Quando o seu cliente compra;
  • Quanto ele costuma gastar na sua loja;
  • Por quê ele compra;
  • O quê ele compra.

Assim, você terá um ‘mapa’ com indicadores que ajudarão a determinar suas próximas ações de atendimento e vendas.  Aproveite esta análise e treine seus vendedores para que eles saibam como interagir com o seu público-alvo para fechar mais pedidos e fidelizar o cliente.

2. Calcule bem os preços e defina a margem de lucro

Quem acha que para vender mais basta baixar preços, esquece que nem sempre isso significa uma boa estratégia de vendas.

Criar promoções e liquidações pode até desafogar o caixa e ajudar a diminuir itens parados no estoque, mas no cotidiano das empresas, o que realmente dá certo é calcular a margem de lucro ideal para vender mais sem perder dinheiro.

Quando você conhece o seu público-alvo, pode chegar a conclusão de que nem sempre é só o preço que o atrai até a sua empresa: o valor agregado e a qualidade também podem ser seus diferenciais de sucesso.

vendas

3. Invista no pós-vendas

Procure descobrir como está sendo a experiência do cliente ao comprar produtos na sua empresa. Peça uma avaliação para que o consumidor diga o que pode ser melhorado.

É importante saber como o cliente encara a empresa sob o ponto de vista dele, pois nem sempre as técnicas de vendas correspondem ao ideal para determinado público e esta é uma oportunidade de ouro para ajustar os caminhos. Ouvindo o seu cliente, você pode até mesmo descobrir ideias novas que poderão alavancar o seu negócio.

4. Fidelize o seu cliente

Todo mundo já sabe que fidelizar o cliente sai mais barato do que conquistar novos consumidores. É muito mais provável que um cliente satisfeito volte a fazer negócios com a sua empresa e até indique seus produtos para outras pessoas, o que certamente vai otimizar o seu fluxo de vendas.

Faça-o lembrar da sua marca sempre, usando as técnicas de fidelização mais adequadas para o seu tipo de negócio, motivando-o para que volte a fazer negócios com você. Você pode conferir algumas delas neste artigo: 10 maneiras de encantar o cliente e vender mais.

Com estas dicas você consegue otimizar as vendas e manter um fluxo de caixa mais efetivo, que ajude a planejar o futuro sem ter de “apagar incêndios” a todo instante, mantendo as contas da empresa no azul.

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E você, o que tem feito para otimizar o seu fluxo de vendas? Tem alguma dúvida sobre o assunto? Deixe seus comentários!

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