Que tal investir nas redes sociais para ganhar visibilidade e atrair mais clientes? Você já parou pra pensar se os seus potenciais clientes conhecem o seu negócio? Se você ainda não tem uma página no Facebook ou, se já tem, mas ainda não viu resultados, acompanhe este artigo e descubra como resolver isso.
Milhares de pessoas acessam as redes sociais diversas vezes por dia, seja para compartilhar fotos e assuntos com amigos, seja para participar de grupos de interesse. Vale a pena aproveitar essa imensa concentração de pessoas e usar as redes sociais como uma vitrine para o seu negócio, ganhando mais visibilidade e atraindo potenciais clientes que estão vagando por ali.
Mas, existem alguns segredos que você precisa conhecer para ganhar a atenção este público. Quer conhecer alguns? Então vejamos:
1. Escolha a rede social onde pretende atuar
Construir uma presença nas redes sociais e conquistar seu público é algo que requer um bom trabalho de relacionamento e um certo tempo para que a sua marca se estabeleça.
Porém, se o seu tempo para lidar com as redes sociais anda curto, saiba que você não precisa estar presente em todas elas, mas pode escolher aquela que mais atrai seus clientes. Por exemplo:
- O Instagram é ideal para a publicação de fotos do cotidiano, que podem tornar seu público mais íntimo da sua marca;
- O Pinterest é uma rede social de referências visuais e o preferido de quem gosta de compartilhar fotos e outros conteúdos com imagens, como comida, viagens, roupas, etc, separados por painéis de interesses;
- O LinkedIn tem foco no institucional, reúne profissionais que compartilham conhecimento e criam redes de contato. É ideal para mostrar experiências e valores da empresa, encontrar parceiros, clientes e até investidores.
- O Twitter é como um mini blog, perfeito para mensagens curtas, rápidas e fresquinhas para um público super conectado e jovem;
- O Facebook é líder há anos e conecta pessoas com os mais variados interesses. Tem opções para levar as pessoas ao seu site ou blog, fazer publicidade e muito mais.
Depois de escolher a rede social que mais se adapta ao público que você quer atingir, tenha em mente que você precisará criar uma comunicação direcionada, ou seja, publicar mensagens de acordo com o perfil destas pessoas. Assim, você estará estabelecendo um relacionamento de longo prazo, ganhando credibilidade, confiança e atraindo os clientes para a compra.
2. Construa sua página
Para começar a se relacionar, você precisa ter uma página que funcione como sua vitrine virtual. Nela, dê atenção especial ao logotipo da sua empresa, a imagem de capa que transmita uma ideia precisa dos seus produtos ou serviços.
No que se refere a imagens, tudo o que melhore a fixação da marca na mente dos clientes, vai ajudar sua empresa a construir credibilidade nas redes sociais. Com a página pronta, é hora de começar a publicar e se relacionar com as pessoas para atrair mais clientes.
3. Interaja para atrair mais clientes
As redes sociais foram feitas para interagirmos e este é o motor que move o relacionamento nelas, faz com que as pessoas curtam sua página, sigam suas publicações, compartilhem e engajem-se com a sua empresa.
Você pode utilizar ferramentas para monitorar o que estão falando sobre o seu negócio, como o Google Alerta, por exemplo. Se estiver usando uma página no Facebook, poderá ficar de olho nas abas “notificações” e “informações”, onde terá dados sobre curtidas, comentários, compartilhamentos e até informações sobre idade, tipo de público que mais interage e as localidades de onde sua página mais recebe visitas.
Esteja atento em relação a comentários e mensagens para respondê-los o mais breve possível, mostrando que dá importância ao bom atendimento aos seus clientes.
4. Publique conteúdo personalizado e de qualidade
Publicar conteúdo relevante é primordial para que você mantenha as pessoas fiéis em relação à sua marca. Esta produção também pode se dar através de um blog com dicas relacionadas ao seu segmento de mercado. Lembre-se de colocar links deste conteúdo na sua página da rede social escolhida.
Por exemplo: se a sua empresa vende roupas, dê dicas de lançamentos da moda e como compor as peças para formar um belo visual. Se você trabalha com máquinas e equipamentos elétricos, passe dicas importantes para escolha correta de disjuntores ou de como usar determinados produtos com segurança.
Oferecer conteúdo personalizado faz com que as pessoas reconheçam sua empresa como especialista na sua área de atuação e passem a confiar mais no seu trabalho. Assim, torna-se mais fácil adquirir produtos ou serviços de você.
5. Escolha boas imagens para as redes sociais
Publicações que mesclam texto e imagens são sempre os mais lidos. Afinal, a imagem é a primeira coisa que chama a atenção do leitor enquanto ele vasculha a rede social.
Existem bancos de imagens gratuitas que você pode usar sem receio em suas publicações. Se tiver fotos de boa qualidade com os produtos da empresa, também poderá usá-las.
Busque sempre imagens atrativas para melhorar o desempenho das suas campanhas. Neste ponto, vale mais uma dica: imagens de pessoas funcionam muito bem para chamar a atenção.
As redes sociais são, comprovadamente, uma oportunidade gigantesca de atrair mais clientes e realizar bons negócios entre pessoas e empresas de todos os portes. Com estas dicas e ações simples, você já pode começar a transformar a forma de se relacionar com seus clientes e gerar bons resultados.
Cadastro de clientes, controle de vendas e de estoque
Depois de tomar todas as ações necessárias para atrair e engajar as pessoas em torno da sua marca, mantenha o cadastro de clientes atualizado para oferecer um atendimento eficaz e não perder novas oportunidades. Sabendo detalhes sobre seus clientes, você poderá manter-se sempre por perto, atendendo as suas próximas necessidades.
O controle de vendas e de estoque também precisa ser feito com bastante atenção, afinal a entrega não pode falhar e a oferta de produtos semelhantes no futuro para o mesmo cliente vai fazer seu caixa continuar recebendo boas entradas de dinheiro, tudo devidamente controlado e em ordem.
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E então, você já escolheu a rede social ideal para começar a atrair mais clientes? Ou já está investindo neste caminho faz algum tempo? Comente!
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