Ter um bom controle de estoque na sua empresa é fundamental para manter a sua lucratividade, ainda mais nestes tempos de crise econômica, onde qualquer desperdício deve ser evitado. Você sabe: estoque parado significa dinheiro parado. Então, separamos 8 dicas para você fazer um controle de estoque eficiente, sempre otimizando processos e garantindo a saúde do seu negócio.
1. Conheça as formas de fazer o controle de estoque
2. Faça a contabilização do inventário
Para melhorar todo o processo de gestão de estoque, primeiro é preciso “organizar a casa”. Pra começar, contabilize a quantidade de cada item estocado, a fim de conhecer todo o valor investido que está parado no estoque. Conte com profissionais supervisionados para realizar esta contagem de produtos..
Depois de efetuada a contagem de itens, valide as quantidades através dos relatórios de compra e venda. Desta forma, você terá noções da sua atual quebra de estoque e poderá tomar medidas para melhorar o processo de controle, evitando a perda de capital..
3. Conte com profissionais qualificados e de confiança
Para que a sua empresa tenha um controle de estoque eficiente, é fundamental contar com profissionais organizados e de confiança. Além de realizar a organização dos produtos armazenados, estes profissionais terão de cuidar de detalhes importantes como as datas de vencimento e contabilizar as entradas e saídas de itens seguindo o método de controle designado.
Ter um controle rígido é muito importante para ter uma gestão de estoque eficiente – e seus colaboradores devem estar cientes disto. Cadastrar os produtos que entram e saem do estoque é indispensável para que os gestores evitem desvios e quebras de estoque. Por isso, deve ser expressamente proibido deixar para lançar os registros mais tarde ou no dia seguinte, já que qualquer esquecimento pode causar um descontrole difícil de resolver mais tarde.
4. Estabeleça controles periódicos
Estabelecer a contabilização dos itens estocados por períodos é uma boa forma de verificar a organização dos produtos e o andamento do controle de estoque. Estipulando o inventário rotativo, é possível definir ciclos de conferência para diversos tipos de itens. Tomando esta medida, fica mais simples verificar se o controle de estoque está sendo eficiente, além de perceber falhas e desvios mais facilmente.
[porto_block name=”baixar-e-book-gestao-de-estoque”]
5. Planeje as compras baseando-se na movimentação do estoque
Como você faz para reabastecer o estoque? Para ter uma gestão eficiente, é preciso considerar não apenas o volume atual de itens para promover a reposição, mas também avaliar o histórico de movimentações. Nesta tarefa, é preciso levar em conta alguns critérios, como a sazonalidade, por exemplo. Quando um produto é “sazonal”, significa que pode ter uma grande retirada em determinados períodos e, em outros, simplesmente não ser necessário.
Assim, esteja sempre atento aos relatórios de oferta e demanda, seja nas questões que envolvem as vendas, seja nos produtos que são consumidos dentro da empresa. Agindo desta maneira, poderá fazer compras eficientes, evitando investir em produtos desnecessários que fazem com que seu dinheiro fique parado no estoque, impedindo a aplicação em algo realmente importante.
6. Negocie com os fornecedores
Sempre prefira negociar com fornecedores flexíveis e que ofereçam agilidade na entrega dos produtos. Isso evita que sua empresa fique sem determinados itens que possuem alta rotatividade.
Alguns fornecedores exigem que a empresa mantenha um ritmo de compras constante durante o ano, para garantirem o próprio fluxo de vendas e se programarem em relação à fabricação e entrega. Porém, se a sua empresa não tem condições de arcar com esta exigência, vale a pena procurar alternativas antes de se comprometer.
O preço e a qualidade dos produtos é muito importante, mas sempre leve em conta também a agilidade na entrega e o atendimento qualificado antes de fechar um contrato.
7. Precisa equilibrar as contas? Faça queima de estoque
Quando um produto tem pouca saída, é comum que acabe encalhado no estoque. Isto é ruim por dois motivos principais: o primeiro é que este produto acaba tomando o espaço que poderia ser ocupado por outros itens e, o segundo motivo, é que produto parado significa dinheiro parado. Estoque que não gira, só traz prejuízos.
Quando este tipo de problema acontece, o recomendado é realizar uma queima de estoque, através de uma grande liquidação, de maneira que seja possível recuperar o investimento e ainda liberar espaço para novos produtos.
8. Utilize um software de gestão
[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]
Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.
[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]
O SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!
[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]
muito bom o seu conteúdo! vai nos ajudar muito
a fazer melhor o controle do nosso estoque.
Agradecemos sua visita e comentário!
Se precisar de ajuda, conte com a gente.
🙂
Muito bom
Bem-vinda, Mairi.
Agradecemos pelo comentário.