Quando o mercado está recessivo, vale a pena aproveitar o momento para se destacar da concorrência. Mas, onde estão os pontos fracos deles e como faturar mais no final de ano apesar da crise? É o que você vai descobrir agora.
8 dicas poderosas para faturar mais no final de ano
A própria palavra ‘crise’ assusta e é capaz de amedrontar até mesmo as empresas mais experientes do mercado. Entretanto, este pode ser um ‘momento chave’ para separar os mais preparados e audaciosos frente aos demais.
Quando o mercado está em crise, a primeira coisa que se nota é uma retração nos investimentos, principalmente nos setores comercial e de marketing. Com isso, ocorre uma sensível diminuição da concorrência, o que gera mais espaço para as outras empresas crescerem ganhando visibilidade junto ao consumidor.
Apesar deste cenário de baixas expectativas, o final de ano ainda é o melhor momento para alavancar as vendas no comércio. E, enquanto a maioria das empresas segura investimentos, sobrará mais terreno para quem resistir e seguir na disputa por clientes.
Você quer estar à frente? Confira 8 dicas poderosas para faturar mais no final de ano mesmo com a crise:
1) Bom atendimento é sempre o Nº 1
No passado, o bom atendimento era um diferencial de algumas empresas. Hoje é uma exigência de todo consumidor e um pré requisito para quem deseja se manter no mercado.
Como fazer: treine sua equipe de atendimento e vendas, para que estejam preparados para focar nas necessidades do cliente, sem tentar empurrar algo de que não precisam no momento.
Mostrar sempre bom humor, um belo sorriso e cumprimentar o cliente na chegada à loja faz toda a diferença. O atendimento cordial e educado é o mínimo que o cliente espera para deixar dinheiro na sua loja.
2) Ofereça diferentes formas de pagamento
Se neste período de crise o consumidor espera gastar menos, ofereça flexibilidade através de diferentes formas de pagamento para facilitar a compra.
Por exemplo: um bom desconto à vista, em dinheiro, é sempre bem visto. Parcelar mais vezes no cartão também ajuda, mesmo que o custo financeiro seja maior. Afinal, isso evita inadimplência e também que o cliente saia da loja sem levar nada.
3) Capriche no layout
Organize a fachada e não se limite apenas às decorações tradicionais de natal e ano novo. Inovando você vai surpreender, chamar a atenção e trazer mais consumidores para a sua loja.
Também não descuide da organização interna, organizando balcões e araras de forma a melhorar o fluxo de clientes. Quanto mais ele se sentir confortável, mais tempo ficará dentro do seu estabelecimento, o que aumenta a probabilidade de compra.
4) Mantenha sua equipe motivada
Com o aumento de clientes circulando dentro da sua loja, maior será a carga de trabalho da sua equipe. Como consequência, o estresse e as cobranças também irão aumentar.
Por isso, motivar a equipe é muito importante para evitar que o bom atendimento seja comprometido e o rendimento das vendas caia. Afinal, um vendedor cansado e estressado pode fazer com que sua loja perca dezenas de clientes em poucas horas.
Leia também: 5 dicas para melhorar a gestão em tempos de crise.
5) Realize Ações Promocionais
Ações promocionais como sorteios e concursos ajudam a promover sua loja e ainda proporcionam uma grande oportunidade de captar novos contatos para envio de sms, e-mail e mensagens via Whatsapp futuramente, mantendo sua marca sempre presente na mente do cliente.
Para realizar estas ações, mantenha os cadastros bem organizados, de forma que seu acesso seja simples e seguro, tanto para realizar promoções, quanto para o controle de vendas.
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6) Aposte no marketing
E como ‘quem não é visto não é lembrado‘, invista em publicidade, seja por meios tradicionais (panfletos e flyers) ou através da internet.
Quanto ao marketing digital, vale a pena apostar em ter um belo site e firmar presença nas redes sociais. Investir em anúncios online no Facebook Ads e/ou Google Adwords ajuda a alcançar um público ainda maior.
7) Liquidações não devem ser pra sempre
Se você fizer liquidações seguidamente, correrá o risco de acostumar o cliente mal ou desvalorizar sua loja. Entretanto, se até a metade do mês de Dezembro, você perceber que as vendas estão muito abaixo do esperado, poderá liquidar produtos de pouco giro para faturar mais e melhorar o fluxo de caixa.
8) Busque parcerias estratégicas
Fazer um trabalho de networking vai ajudar sua empresa a encontrar excelentes parcerias para os negócios. Isso irá favorecer o crescimento e o fortalecimento de todos os envolvidos, já que as parcerias entre empresas que tem produtos complementares entre si, ajuda a atrair mais clientes.
As dicas que você acabou de conhecer são simples, não demandam investimentos expressivos e tem trazido resultados importantes para as empresas mesmo em época de crise. Isso mostra que, muitas vezes, atitudes simples podem fazer toda a diferença.
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O que você achou destas 8 dicas para faturar mais no final de ano mesmo com a crise? Tem alguma dica especial que já começou a colocar em prática? Deixe seu comentário!
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