Como comprar uma empresa pronta

Alguns empreendedores consideram que comprar uma empresa pronta traz facilidades e representa um risco menor do que começar uma empresa do zero. Outros tem dúvidas de como avaliar as vantagens e desvantagens deste tipo de negociação. Acompanhe quais são os principais aspectos a levar em conta para fazer a escolha certa.

Se você tem a intenção de comprar uma empresa pronta, deve ter certeza de que fez a escolha certa para investir seu capital. Selecionamos algumas dicas de como avaliar as vantagens e desvantagens de comprar uma empresa que já existe. Acompanhe:

Vantagens de comprar uma empresa pronta

Há muitas características favoráveis para investir em um negócio que já existe, como uma enorme redução dos custos iniciais de abertura, que incluem taxas e a compra de materiais, móveis, estoque, dentre outros itens.

Além disso, é possível aproveitar o fluxo de caixa, os créditos e o estoque já existentes para levar as operações adiante.

Tudo sem contar que, se a empresa já conta com um bom nome no mercado, fica mais fácil seguir alavancando o sucesso do negócio.

Desvantagens de comprar uma empresa pronta

Dentre as desvantagens de comprar uma empresa que já existe está o valor do investimento, que pode ser bem alto e até maior do que o custo para começar um negócio do zero.

No valor do investimento em uma empresa pronta já constam a carteira de clientes, o número de funcionários e custos trabalhistas, por exemplo. E ainda é preciso ficar atento para descobrir se não há outros problemas ocultos, como dívidas que talvez você não tenha condições de quitar.

Outros dados importantes a analisar se referem a licenças e autorizações para operar, que tem relação direta com o tipo de negócio e devem seguir as regras do estado onde a empresa está instalada. Por isso é preciso verificar se a empresa está em dia com todas as licenças.

Uma dica fundamental é verificar se a empresa está localizada em um lugar em que é permitido exercer as atividades, conferindo as leis básicas do município para checar se está operando dentro das normas de zoneamento.

Por exemplo: uma empresa que produz materiais de construção como pisos, não pode se instalar em um bairro residencial produzindo barulho, poeira e tráfego de veículos intenso onde existem moradias ao seu redor.

analisar-empresa-antes-de-comprar

Como analisar uma empresa pronta antes de comprar

Agora que você conhece algumas vantagens e desvantagens de comprar uma empresa pronta, abaixo relacionamos alguns aspectos a analisar antes de fechar negócio:

1. Feche um acordo de confidencialidade

Isso indica que você não usará as informações sigilosas da empresa em questão para qualquer outra finalidade que não seja a tomada de decisões sobre compra-la ou não.

2. Verifique concessões e contratos em vigor

Se a empresa que você está analisando já possui algum contrato de concessão ou um arrendamento atual para o local onde está instalada, esteja ciente de que você terá duas escolhas: assumir os pactos existentes ou negociar novos contratos.

3. Revise declarações de impostos

Analise as declarações fiscais da empresa nos últimos cinco anos. Isso irá ajudá-lo a verificar a rentabilidade real do negócio e ficar ciente de qualquer tipo de responsabilidade fiscais e dívidas.

4. Analise documentos importantes

Existem inúmeros documentos importantes de uma empresa pronta a analisar antes de fechar negócio. Por exemplo: documentos de propriedade, patentes e marcas, registros de compra e venda, lista de clientes, veículos que compõem a frota quando for o caso, quantidade de empregados, registros e livros da contabilidade, dentre outros.

5. Conte com ajuda profissional

Para analisar documentos legais, conte com a ajuda de um advogado e, para verificar a contabilidade geral da empresa existente promovendo uma avaliação completa da situação financeira desta, contrate um contador. Estes passos são fundamentais para que você tenha plena ciência de tudo o que irá assumir quando fechar a compra da empresa.

Prepare o contrato de compra e venda

Se você já analisou tudo o que precisava antes de comprar uma empresa pronta e decidiu que este é o melhor negócio, o próximo passo é preparar o Contrato de Compra e Venda. No contrato, devem constar dados fundamentais, como:

  • Preço de aquisição: inclui todos os itens que você estará comprando e assumindo, como veículos, estoque, aluguel e o inventário até a data de fechamento do negócio;
  • Patentes e marcas: se houverem, verifique a necessidade de transferir estes direitos antes de completar a transação;
  • Acordos de permanência/consulta: se o vendedor está disposto a permanecer no negócio por um determinado período, é preciso deixar esta informação clara no contrato.

 

E você, o que achou destas informações? Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário e divida conosco suas opiniões sobre o assunto!

 

[vc_row css_animation=”fadeIn”][vc_column][vc_empty_space][vc_custom_heading text=”Quem somos e o que é o SBgestor?” use_theme_fonts=”yes” css_animation=”bounceInDown”][vc_separator][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column width=”1/2″][vc_single_image image=”5979″ img_size=”large” alignment=”center” label=””][/vc_column][vc_column width=”1/2″][vc_empty_space height=”20px”][vc_column_text]

Nós somos a SBsistemas e há mais de 12 anos desenvolvemos soluções estáveis e focadas na realidade de nossos clientes. Dentre elas está o SBgestor, o software de gestão feito sob medida para atender as necessidades reais das micro e pequenas empresas.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row][vc_row][vc_column][vc_column_text]

SBGestor é uma ferramenta poderosa e simples de usar que vai facilitar a rotina da sua empresa gerando mais controle, competitividade e economia. E mais: fazemos questão de garantir custo acessível, agilidade na implementação do sistema e um suporte qualificado que vai conquistar você!

[/vc_column_text][vc_btn title=”Saiba mais sobre o sistema de gestão SBgestor” color=”primary” size=”lg” align=”center” css_animation=”bounceIn” link=”url:https%3A%2F%2Fwww.sbsistemas.com.br%2Fconhecer-sbgestor%2F||target:%20_blank|”][vc_separator][/vc_column][/vc_row]

Este post tem 8 comentários

  1. Ricardo

    Aonde eu posso verificar dívidas trabalhistas, processos judiciais contra a empresa e contra os atuais sócios/donos antes de comprar a empresa que está a venda?
    É possível “varrer” todos os banco e perguntar sobre empréstimos, garantias, endividamentos etc?

    1. SBsistemas

      Oi, Ricardo
      Como este é um processo que demanda bastante atenção aos detalhes, é recomendável contratar advogados especializados em fusões e aquisições e/ou de um auditor independente para realizar as “diligências” – verificando se há dívidas trabalhistas, atrasos nos impostos ou débitos com fornecedores.
      Outra dica que funciona bem é passar alguns dias na própria empresa, já que vivenciar sua rotina lhe dá boas perspectivas sobre o negócio.
      Obrigado pela visita e sucesso!
      Abraços da Equipe SB.

  2. Patricia

    Recebi a proposta para comprar uma loja com tudo dentro.
    Porém nunca tive um empreendimento.
    Como posso levantar um capital?
    Como iniciar um processo de compra? Qual os primeiros passos?

    Grata.

    1. SBsistemas

      Olá, Patricia!
      Obrigado pela visita.
      Como mencionamos no artigo, existem alguns passos a seguir antes de comprar uma empresa pronta. Verificar licenças, situação dos impostos, pendências com fornecedores e outras informações são muito importantes na sua decisão.
      Mas, como você está iniciando no universo do empreendedorismo, aconselhamos a começar buscando conhecimentos mais específicos em entidades como o SEBRAE, que tem programas gratuitos para empreendedores de diversos setores.
      Assim, você começa essa jornada incrível e desafiadora de empreender mais preparada para atingir o sucesso. 🙂
      Abraços da Equipe SB!

  3. Meire

    Tenho uma empesa e somos em dois sócios. Ele quer comprar minha parte. Quem arca com as despesas de transferência, taxas cartoriais, registros, etc.. O vendedor (eu) ou o comprador (ele) ?
    Agradeço atenção!

    1. SBsistemas

      Olá, Meire
      Obrigado por sua visita e comentário aqui no Blog.
      Esta é uma alteração que, além do aspecto das taxas, demanda outros detalhes muito importantes para ambos os sócios a fim de evitar problemas futuros.
      Assim, aconselhamos você a verificar estes e outros detalhes junto ao contador da empresa e/ou advogado especializado em direito societário.
      Abraços da Equipe SBsistemas

  4. Edmilson

    Excelente site que nos ajuda a tomar decisões e rumos de determinadas áreas específicas de consulta.
    Recomendo para adquirir conhecimento.

    1. SBsistemas

      Olá, Edmilson!
      Ficamos felizes em ajudar tantos gestores não só através do nosso software, mas também compartilhando conhecimentos aqui no Blog.
      Muito obrigado pela visita e comentário!
      Abraços da equipe SB! 🙂

Comentários encerrados.